skip to Main Content

Parcerias que fortalecem, conectam e transformam

Em meio a um cenário de tantas incertezas, a convicção de que a soma de esforços nos fortalece e pode nos levar muito além, permanece. Nesse sentido, a Asplande vem estreitando algumas parcerias firmadas em 2019 e que, neste ano, mostram-se ainda mais relevantes para a amplificação e consolidação das ações desenvolvidas pela ONG.

 

Embora proporcionem atividades diversificadas, essas parcerias visam a objetivos que se complementam: incentivar a cultura empreendedora, mitigar as desigualdades sociais e fomentar negócios que fazem a diferença na sociedade, ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo, de forma sustentável.

 

Firgun

 

Com o propósito de facilitar o acesso ao microcrédito para empreendedores de baixa renda e, desta forma, ajudar a combater a desigualdade social no Brasil, a Firgun é uma plataforma de investimentos coletivos que conecta microempreendedores e pessoas dispostas a investir. Os heróis – como são chamados esses investidores – têm a oportunidade de conhecer a história de cada empreendedor e saber de que forma o dinheiro será utilizado. Os recursos são captados de forma coletiva e, após um prazo estipulado, aqueles que tomaram empréstimo devem devolver o dinheiro a seus apoiadores, em parcelas mensais – em alguns casos, com rendimentos.

Aos heróis cabe a decisão de sacar o reembolso ou utilizá-lo para apoiar novos projetos. “A grande maioria reinveste seu saldo. O retorno tem sido muito positivo para os investidores. Fechamos 2019 com uma inadimplência menor que 1%”, conta Lemuel Simis, co-fundador e diretor de comunicação da Firgun. Ele explica que um dos diferenciais da plataforma é o atendimento a empreendedores em situações que dificultariam ou mesmo inviabilizariam um empréstimo tradicional em bancos comerciais, como negócios informais, nome negativado, falta de garantias ou de avalistas. “Nós facilitamos o acesso ao crédito, de forma mais barata, e simplificamos a burocracia”, afirma. Neste ano, ao perceber o aumento da procura por empréstimos mediante a crise econômica acarretada pela pandemia do novo coronavírus, a equipe criou o Fundo Periferia Empreendedora, composto por doações de pessoas físicas e jurídicas. Esta é mais uma forma de acesso ao crédito pela Firgun, para além da plataforma de empréstimos coletivos.

 

Para que os empreendedores tenham acesso ao crédito é necessário que possuam conta bancária e que seus negócios estejam em atividade por pelo menos um ano, além de serem apoiados por alguma das organizações parceiras da Firgun, como a Asplande. Um fluxo de caixa, que demonstre as movimentações financeiras realizadas, também é solicitado. Tudo é avaliado com cuidado, a fim de que o empréstimo não se transforme em mais uma dívida para aquele que o solicita. A secretária executiva da Asplande, Dayse Valença, destaca a importância do acesso ao microcrédito pelas empreendedoras, já que este serviço não integra o escopo de atividades desenvolvidas pela ONG. Ela cita ainda a vantagem de o processo ser praticamente uma capacitação: “A empreendedora reflete se realmente necessita do que está pedindo, se precisa de um pouco mais, e ainda, se tem capacidade de pagar. Esse exercício é muito interessante, pois é preciso dizer, também, de que forma os recursos serão usados”.

 

Até o momento, 12 empreendedoras apoiadas pela ONG estão com seus pedidos em processo de análise e quatro já receberam recursos pela Firgun. A costureira e artesã Belísia Nunes é uma delas. Moradora de Santa Cruz, ela é proprietária do Belísia Fashion, que produz acessórios femininos bastante criativos, como bolsas que viram canga e carteiras que se transformam em sacolas, seu carro-chefe. Atenta às questões de sustentabilidade, ela também confecciona produtos feitos de materiais reutilizados. “Sou a rainha da sucata”, brinca Belísia, que a partir de sombrinhas quebradas, ou mesmo caixas de leite longa-vida (incluindo o papelão e o plástico que envolvem os fardos) cria bolsas multiuso, necessaires, toucas, ganchos, bandejas, lixeira para carro, entre outras peças. “Vou juntando material para confecção dos produtos e, ao mesmo tempo, conscientizando as pessoas a terem um novo olhar para o meio ambiente”, conta. 

 

O empréstimo na Firgun, entretanto, permitirá que ela possa ir além de contribuir com questões ambientais: a empreendedora deseja criar um espaço de convívio para auxiliar o empoderamento de outras mulheres da comunidade, com aulas de corte e costura. O sonho precisou ser adiado temporariamente devido à pandemia, mas com os recursos obtidos, ela já conseguiu realizar a manutenção de suas máquinas de costura e adquirir insumos necessários para a produção.

 

Rio de Impacto

 

Criado em 2016, o Rio de Impacto reúne instituições intermediárias que fomentam políticas de apoio aos negócios de impacto socioambiental (NIS), conectando e apoiando a aproximação entre investidores, doadores e gestores de empreendedores e negócios inovadores que geram impacto social e ambiental. Compõem a rede, atualmente, 16 entidades: PUC-Rio, Universidade Santa Úrsula, AbeLlha, Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do RJ, Cieds/Shell Iniciativa Jovem, Instituto Ekloos, Faperj, Oi Futuro, Sebrae RJ, Sistema B, Sitawi – Finanças do Bem, Incubadora da Escola de Design (ESDI) da ERJ, Asplande, Ionica, Buriti Consultoria e Colaboradora.

 

Ruth Mello, professora do IAG/PUC-Rio e uma das membros fundadoras do Rio de Impacto, explica que uma das missões da rede é apresentar o ecossistema de apoio aos NIS no Estado, de modo que empreendedores sociais saibam que tipo de suporte podem ter, considerando seu setor, instalação, perfil da equipe, nível de maturidade, organização, dentre outros atributos: “Por isso é que atualizamos e publicamos com regularidade nosso Guia do Rio de Impacto, que apresenta os serviços prestados por cada entidade-membro, expondo ainda quais serviços são gratuitos, quais são pagos, qual enfoque e tempo de duração das ofertas”. 

 

Além de trabalhar na publicização do conceito dos NIS de modo a sensibilizar mais agentes à causa, a rede desempenha relevante papel ao proporcionar a troca de conhecimento visando ao aprimorando das metodologias de apoio aos empreendedores sociais e ao organizar eventos-vitrine para consumidores e investidores, por exemplo. Vem, ainda, colhendo resultados positivos por meio de atuação política que culminou com a tramitação do Projeto de Lei Estadual nº 997/2019, que instituiu a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social, que encontra-se em fase de regulamentação.

 

Para Ruth Mello, a participação da Asplande corrobora para o fortalecimento da rede na medida em que a ONG tem atuado de modo relevante no Estado com o desenvolvimento de empreendimentos e empreendedoras sociais de periferias, que muito contribuem para o crescimento de seus colaboradores, territórios e setores. “Diversos membros do Rio de Impacto já têm relação com a Asplande e sua rica rede de empreendedoras, bastou convidar e legitimar a aderência natural de nossas iniciativas. A Asplande qualifica muito o ecossistema fluminense ao trabalhar com mulheres de periferia em situação vulnerabilidade e exclusão social e vem se juntar a organizações como Cieds, Sebrae e Ekloos, no sentido de garantir mais representatividade no Estado e para endereçar esforços para a parcela mais necessitada de opções imediatas de geração de renda”, destaca.

 

Para Dayse Valença, integrar o Rio de Impacto é uma grande oportunidade para que se possa discutir e propor políticas públicas para o Estado do Rio de Janeiro, principalmente neste momento de pandemia e crise econômica. Outra vantagem é o estabelecimento de laços de parceria e de cooperação. “Em setembro, por exemplo, o Sebrae vai fornecer consultorias específicas para empreendedoras que queiram se legalizar como MEI, ou para as que já são legalizadas, mas possuem alguma pendência”, acrescenta. 

 

Saiba mais

 

Conheça mais sobre o trabalho realizado pelos parceiros da Asplande e as formas de acesso aos serviços por eles prestados:

 

Firgun: www.firgun.com.br

Rio de Impacto: www.riodeimpacto.com.br

Endereço:

Rua Álvaro Alvim, 48
sala 806 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Contato:

(21) 2210-1922
asplande@asplande.org.br

Acompanhe a Asplande:
Back To Top