skip to Main Content

MANAMANO – Uma resposta rápida e coletiva à crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19

A recessão causada pela pandemia do novo coronavírus teve graves consequências na vida de pequenos empreendedores e trabalhadores do mercado informal. Com o isolamento social, diversos negócios tiveram que fechar às portas ou viram suas possibilidades de renda extremamente reduzidas. Muitos também sofreram com entraves para conseguir acessar linhas de crédito emergenciais e, sem o benefício, a sobrevivência tornou-se um desafio.

Voltado para o fortalecimento de nano e microempreendedores situados em regiões periféricas do Rio de Janeiro, o Fundo Manamano é uma parceria entre instituições de fellows Ashoka (Asplande, Saúde Criança, Luta pela Paz, Gastromotiva) e a UFRJ. O objetivo do fundo é promover o resgate da autonomia e do protagonismo de famílias em situação de vulnerabilidade especialmente afetadas pela crise decorrente da pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa nasceu da premissa de criar soluções duradouras e novas oportunidades para o empreendedorismo social através do engajamento da universidade e da sociedade civil. A junção de atores de alto nível dá o tom ao diferencial do projeto. O Manamano tem como visão não somente promover o apoio financeiro mas, sobretudo, fomentar uma rede de desenvolvimento de negócios ancorada em um programa de acompanhamento e formação desenvolvido pela UFRJ e demais organizações envolvidas. 

“A gente entende o Manamano como um instrumento que vai possibilitar as empreendedoras a voltarem a rodar o negócio agora nessa reabertura da economia. O público do Manamano são negócios das periferias que são criados por necessidade. Esse apoio, não apenas financeiro mas também através de formação, de rede, vai ser importantíssimo.” Dayse Valença – Asplande

Na primeira fase, com duração estimada de até um ano, até 700 empreendedoras/es serão beneficiada/os. Serão considerados empreendedores/as formais e informais. 

Aliança com o ensino

O conhecimento produzido pela UFRJ unido à expertise das organizações fellows da Ashoka, que já possuem um largo caminho na estrada do empreendedorismo social é crucial para orientar as bases de uma etapa inicial que, sem dúvidas, irá promover a recuperação econômica de diversas famílias. 

Confira os depoimentos dos envolvidos na criação do ManaMano sobre essa parceria:

A essência da Universidade está pautada no ensino, na pesquisa e na extensão,  ou seja, na formação de pessoas, profissionais, na produção do conhecimento científico e inovador e no seu papel de transferir esse conhecimento para a sociedade. Neste projeto a Universidade terá  um papel crucial de mentoria e em potencializar, através da troca de experiência e conhecimento, nano negócios de periferia para que possam se reerguer dessa crise e alavancar um futuro mais promissor por meio do planejamento, com consciência das fragilidades e dos potenciais inerentes nesses negócios, – Professora Ariane Roder,  da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ. 

“A universidade produz um conhecimento importantíssimo e essa é a razão de ser dela. Então é importante que se decodifique esse conhecimento e traga para a sociedade. Criar essa ponte, criar essa relação entre os negócios da periferia com professores e alunos da universidade é fundamental. Fundamental inclusive para ajudar a transformar a sociedade.” – Dayse Valença, Secretária Executiva da Asplande.

Cindy Lessa, Presidente do Conselho da Ashoka Brasil, reafirma o caráter inovador e os efeitos duradouros do Fundo ManaMano:  “Embora a ideia tenha surgido nas reuniões em torno de ações para conter impactos da pandemia, o ManaMano é um projeto coletivo, de longo prazo que tem como intenção estimular o nano negócio e dinamizar uma economia de base comunitária.  O capacidade de transformação dos empreendedores sociais, Fellows da Ashoka, envolvidos e a capacidade transformadora da Universidade é um força muito potente.”

“Essa iniciativa tem um potencial muito inovador por vários motivos. Ela é fruto de uma co-criação no sentido mais colaborativo da palavra. A ideia inicial saiu de conversas coletivas, o formato idem, e tudo tem sido construído envolvendo todos os atores de igual para igual. Ao mesmo tempo que as ONGs participantes ganham muito em ter uma parceria como a UFRJ, a Universidade tem que se reinventar para adequar o saber acadêmico ao popular, as necessidade de empreendedoras e empreendedores sociais.”  Mirella Domenich, Diretora Executiva do Saúde Criança

Como Funciona

O processo de seleção do Manamano compreende algumas fases como o preenchimento de questionário e a apresentação de proposta do projeto por meio de vídeo. Uma vez selecionados, os empreendedoras/es passarão para a etapa de formação, que consiste em atividades de desenvolvimento e modelagem de negócios, além de cursos temáticos ligados à área.

 

Durante um período de três meses, que pode ser renovado por mais três, os beneficiários terão um acompanhamento no desenvolvimento do seu negócio através de mentorias coletivas com professores/as e estudantes da UFRJ e empreendedoras/es sociais. Além disso, as/os empreendedores/as serão acompanhados pelas equipes técnicas das ONGs.  

O valor dos investimentos será de R$ 2.500 para cada empreendedor/a. Esses recursos serão destinados à compra de insumos, de equipamentos e de acesso à internet. Todos os investimentos serão acompanhados e subsidiados por um programa de capacitação co-criado em parceria com Ashoka, as organizações dos Fellows e a UFRJ. 

O edital de seleção será publicado no site www.manamano.org.br assim como outras informações sobre o projeto.

 

por Raquel Cerqueira

 

Seja um/a investidor/a social! Investir no Fundo ManaMano é investir no empreendedorismo e na autonomia de famílias em vulnerabilidade social! 

 

Como doar

Para doar via cartão de crédito e boleto bancário:
https://doe.saudecrianca.org.br/manamano/single_step 

Para doar via transferência bancária

Banco do Brasil 

Agência 3519

CC 25838-5 

Associação Saúde Criança Renascer

CNPJ 40.358.848/0001-01

Endereço:

Rua Álvaro Alvim, 48
sala 806 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Contato:

(21) 2210-1922
asplande@asplande.org.br

Acompanhe a Asplande:
Back To Top