A Asplande

A ASPLANDEAssessoria & Planejamento para o Desenvolvimento – criada em 1992, tem como missão instrumentalizar as populações de baixa renda – especialmente grupos formados por mulheres chefes de família – para o planejamento, implementação e monitoramento de empreendimentos comunitários e cooperativos, voltados para um desenvolvimento integral e harmônico. A ASPLANDE é filiada a ABONGAssociação Brasileira de Organizações não Governamentais e a Rede ASHOKA.

Nos seus anos de caminhada, no sentido de permitir a inserção de mulheres chefes de família de baixa renda no contexto do trabalho, a ASPLANDE vem assessorando-as na criação de seus próprios empreendimentos.

Nesta perspectiva, consideramos que a organização de Redes Sociais, apresenta-se como um caminho que possibilita a organização orgânica das cooperativas populares. Para nós da ASPLANDE, as Redes Sociais, são espaços democráticos que entrelaçam pessoas ou entidades em torno de valores e objetivos comuns. Do ponto de vista organizacional, a principal característica da rede é a não existência de um centro de poder ou de uma hierarquia nas relações. Todos os nós da rede representam um centro de potência/poder/decisão. As informações circulam de forma dinâmica, transparente e são emitidas de vários pontos.

A essência e a beleza da organização em rede, está na possibilidade de criar um ambiente que permite o desabrochar de teias de talentos criativos, ampliando, assim, as chances de atingir suas metas e seus objetivos