A MARCA RAÍZES DO RIO

Raízes-do-Rio

Raízes do Rio é uma marca da Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras. Sua produção é realizada a partir de técnicas ambientais sustentáveis, mantendo os princípios do comércio justo e solidário.


Rede MetropolitanaConsideramos assim que as Redes, apresentam-se como um caminho que possibilita a organização dos empreendimentos e cooperativas populares. Foi dentro dessa visão que em 1997 criamos o Programa Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que tem como finalidade, contribuir para o fortalecimento dos empreendimentos e cooperativas populares formadas especialmente por mulheres em diferentes atividades econômicas, tais como culinária, artesanato, costura, reciclagem e serviços

Fazem parte do programa cerca de 700 mulheres de diferentes atividades econômicas. A Rede se reúne mensalmente todas as últimas quintas-feiras do mês na sede da ASPLANDE. Boa parte dos grupos não recebe nenhum tipo de apoio. Assim, encontra na rede um espaço, onde podem estabelecer laços de parcerias e intercâmbio, obter informações e capacitação, assessoria e divulgação, além de venda compartilhadas.
Adotando um novo modelo de relações de trabalho, que implica em mudanças imediatas, como a reformulação da divisão de tarefas e gerenciamento de forma participativa, democrática e transparente. O que leva também a mudanças em outros níveis, que se realizam de forma mais lenta e menos perceptível e, consequentemente, de difícil mensuração a níveis quantitativos. São mudanças relacionadas a quebra de valores, descoberta de novas formas de relações, não só de trabalho, mas também familiar, social e política. A aprendizagem significativa é aquela que causa mudanças de atitudes: mais do que intelectual ela é visceral, pois envolve o organismo como um todo.