#TeiaSolidáriaEuParticipo

contribua para o desenvolvimento das atividades da ASPLANDE

Sobre a Asplande

Fundada em 1992, a ASPLANDE é uma instituição que tem como compromisso contribuir com a construção de um país justo e igualitário através da universalização dos direitos humanos e da inclusão socioeconômica. Nossa instituição trabalha prioritariamente com mulheres empreendedoras, moradoras de favelas e periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Desde a sua fundação, adota um modelo de relação de trabalho baseado nos princípios da cooperação, autodeterminação, escala humana e meio ambiente materializados através da organização de Redes e Cooperativas Populares. Nos últimos 24 anos, já atendeu mais de 6000 mulheres.

Atividades

Nosso trabalho é desenvolvido a partir de três eixos:


Formação

Cursos/Oficinas com temas sobre Empreendedorismo, Elaboração de Plano de Negócios, Canvas, Pich, Gestão Administrativa Financeira, Gestão da Inovação, Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços, Elaboração de Plano de Marketing, Marketing de Serviços, Desenvolvimento de Identidade Visual, Gênero e Direitos Humanos, Cooperativismo Popular, Economia Solidária, Comercio Justo e Meio Ambiente.


Articulação em Rede

Reuniões de Acompanhamento Mensal, Rodas de Conversa, Exposição e Troca de Experiências.


Plantões de Atendimento

Soluções customizadas às demandas específicas de cada empreendedora de forma individualizada, por intermédio de canais virtuais (chat, e-mail, afins) e/ou encontros presenciais. Os atendimentos são realizados após cada módulo cursado pela empreendedora ou, ainda, poderão ser solicitados quando a mesma identificar alguma dificuldade.

Mapa com áreas de atuação da Asplande

Portal de Ensino a Distância

Em março (2017) lançamos a primeira fase do Portal Mulheres em Rede Compartilhando Saberes, uma resposta da ASPLANDE aos desafios colocados pelas novas tecnologias. Dentre as empreendedoras participantes do Programa ASPLANDE Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras da Região Metropolitana RJ, mais de 90% participam de algum tipo de rede social, o Portal amplia assim as atividades da rede para o ambiente virtual, com um ambiente de formação, assessoria e troca virtual. Na primeira fase apresentamos três seções:

- Vídeo Palestras, aulas divididas em séries de vídeo com duração entre 4 a 6min, produzidas por especialistas das áreas;
- Blog, com notícias, dicas, informações e inspiração;
- Empreendedoras de Sucesso, trajetórias de mulhers que inspiram.

Para a sua segunda fase teremos Cursos a Distância, Assessoria Online, Fóruns e Agenda Colaborativa.

A produção de conteúdo é desenvolvida com cooperação de autores voluntários de várias áreas profissionais e a plataforma está sendo desenvolvida em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Gestão da Inovação (IME/UERJ)

Acesse: www.mulheresnarede.org.br

Depoimentos


"A Rede é fundamental. Além de trazer as informações de fora faz um link entre as empreendedoras, a população local e a comunidade com o mundo externo como grandes empresas e outras pessoas. É uma forma de escoar o nosso produto, de mostrar o que a gente está desenvolvendo. A assessoria in loco é uma das coisas que eu nunca vi ninguém fazer e contribui muito."
Lourdes Maria, Empreendedora da área de beleza do morro do Borel.

"Antes a situação era cada um por si, a REDE alterou esse cenário, seu processo é diferenciado, permanente, indispensável, necessário, estimulando a troca de conhecimento entre as mulheres e valorizando as produções locais."
Josefa Maria da Silva, integrante da cooperativa de costureira CORTE & ARTE do morro do Cantagalo.

“Sempre que dava eu fazia um curso ali, outro aqui, procurando me capacitar e acompanhar o mercado. Até que conheci a Asplande e o projeto Mulheres em Rede. Ainda mantinha meu trabalho como agente de saúde, mas saia correndo do posto e ia para os cursos. Aprendi a fazer Plano de Negócios, lidar com planilhas e com a ajuda dos professores vi que era hora de optar, pois estava perdendo dinheiro ao dizer não para vários clientes por falta de tempo para atendê-los. Deixei o trabalho como agente de saúde.”
Marina Dos Santos, empreendedora da área gráfica do Morro da Formiga.

Convidamos você a participar da nossa #TeiaSolidária

Pode parecer exagero, à primeira vista, dizer que a história de cada mulher atendida pelo nosso trabalho marca a história de cada um de nós que trabalha na ASPLANDE. Seja a equipe, os voluntários, os estagiários ou os parceiros, não tem como ficar indiferente e não aprender o que significa resiliência no cotidiano. Muitas são mulheres que trazem marcas da violência física, da violência psicológica, do preconceito, da exclusão. Mesmo assim, não se quebram!!!
São essas narrativas que nos movem, nos animam e nos  motivam a continuar diante do desafio de sobreviver, na maioria das vezes, com poucos recursos!  Para nós da ASPLANDE, o empoderamento das mulheres de favelas e periferias como cidadãs ativas não passa apenas pela inclusão socioeconômica. Em nossas atividades, abordamos o tempo todo questões ligadas a gênero e aos direitos humanos, trabalhadas em rodas de conversa, encontros e oficinas. Esses espaços têm sido decisivos para impulsionar transformações profundas na vida dessas mulheres.
Todas as atividades que a ASPLANDE vem desenvolvendo ao longo dos seus 24 anos, têm como base o trabalho colaborativo. Elas acontecem com participação ativa de atores dos territórios onde atuamos; com apoio de empresas privadas; outras ONGs, entes públicos e muitos, muitos voluntários e colaboradores!!! Isso tem sido a chave para o desenvolvimento e o êxito do nosso trabalho.

Ao fazer parte da nossa #TeiaSolidária você irá acompanhar nosso trabalho através:

• Boletins eletrônicos bimestrais;
• Relatório anual e publicações periódicas;
• Portal (www.mulheresnarede.org.br);
• Site (www.asplande.org.br);
• Face (www.facebook.com/asplande).

E receber o Certificado Digital  #Membro da Teia Solidária da ASPLANDE

Se você morar ou estiver passando pelo Rio de Janeiro, aproveite para agendar uma visita e conhecer de perto o nosso trabalho! Venha participar de uma das reuniões mensais do Programa Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras ou das nossas atividades  e eventos promovidos ao longo do ano. Além de contribuir com recursos financeiros, você pode se tornar parte da nossa Rede de Voluntários!

 

Formas de Doação

Sua doação será direcionada para o apoio das seguintes atividades:

Formação
Articulação em Rede
Plantões de Atendimento
Institucional

Acima de R$ 100,00 você recebe essa ecobag da campanha, produzida em algodão cru:


 

Ou faça sua doação através do Paypal:

 

Você também  se tornar um doador mensal, anualmente recebera um brinde produzido por uma de nossas empreendedoras, além do certificado digital.

Entre em contato através do e-mail euapoio@asplande.org.br
ou pelo telefone (21) 2210-1922