# Tecendo a Reciclagem

O Porquê e como é a reciclagem do plástico

Por Daniel Duran
Estudante de Ciência da Aeronáutica e Voluntario da ASPLANDE

A mudança de hábito e o aumento do consumismo nas últimas décadas levaram a inovações tecnológicas e consequentemente à maior produção de bens de consumo, o que gerou um aumento na produção de embalagens.

Um dos grandes problemas do consumo é o descarte da embalagem, pois há uma grande variedade e, muitas das vezes, não sabemos como e nem o porquê do mesmo ser reciclado.
Como por exemplo, o plástico. Aposto que você já se perguntou:

“No que se transformou aquelas garrafas pet’s que eu joguei fora?”

O plástico é um material que não causa dano, é um não poluente, mas sua decomposição é extremamente lenta e por esse motivo o reciclamos, são aproximadamente 100 anos! Este é o grande problema de embalagens desse tipo e muitos confundem o plástico como poluente, mas não. Poluentes liberam substâncias que podem prejudicar a fauna e flora. Devido a essa característica de atoxicidade o plástico tem aplicações relevantes para a vida moderna: acondiciona água e bebidas, sangue, alimentos, medicamentos em embalagens, frascos, bolsas e potes. O plástico é 100% reciclável

“Mas quando eu descarto essas embalagens, como elas são recicladas? O q acontece?

Abaixo veremos alguns processos de reciclagem do plástico e como é feita.

PROCESSOS DE RECICLAGEM DO PLÁSTICO
Processo químico: A reciclagem química reprocessa plásticos, transformando-os em petroquímicos básicos que servem como matéria-prima em refinarias ou centrais petroquímicas. Como por exemplo, o seu corpo, quando comemos uma bala, o organismo digere, a transformando em glicose e outros componentes químicos.
Processo mecânico: É o mais utilizado no Brasil. Consiste na conversão dos descartes plásticos pós-industriais ou pós-consumo em grânulos que podem ser utilizados na fabricação de outros produtos. Neste caso os grânulos são adquiridos por máquinas que moem o plástico. Os grânulos são ótimos para obter misturas com determinadas proporções de diferentes fabricações de plásticos.
Processo energético: Consiste na tecnologia que transforma o plástico em energia térmica e elétrica, aproveitando, por meio da incineração, o poder calorífico armazenado neles. Além disso, esse tipo de reciclagem permite também que os plásticos sejam aproveitados como combustível. A reciclagem energética é muito importante, pois cria novas matrizes energéticas e traz ainda um grande benefício para as cidades, as quais já não têm tanto espaço para a destinação do lixo urbano.

Abaixo veremos os produtos finais de cada tipo de plástico depois de sua reciclagem:

Então toda vez em que usar uma embalagem no seu empreendimento, dê uma olhada no fundo dela, e a partir dessa tabela você saberá no que a embalagem pode se transformar!  E lembre-se da coleta seletiva. Plástico na lixeira vermelha ou separe os plásticos do lixo comum na sua casa!

Voltar

Asplande - Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento
Telefone: (21) 2210-1922 - asplande@asplande.org.br
Rua Álvaro Alvim 48, sala 806 - Cinelândia - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20031-010