#Artigo do Mês

Quero divulgar meu negócio, e agora?
Dicas de como fazer um marketing digital efetivo

Por Vitória Mendes
Voluntaria da ASPLANDE

Antes, criar um empreendimento do zero que em pouco tempo atraísse um grande número de clientes e tivesse a possibilidade de transmitir em larga escala o propósito do seu negócio era muito difícil ou, no mínimo, muito custoso. Era preciso um bombardeio de mídia, compra de anúncios em revistas, jornais, rádio e TV, estar presente em eventos específicos do seu campo de atuação ( por meio de estandes, palestras ou mesmo patrocínio), enviar mala direta, dentre outros investimentos bastante onerosos para quem está começando.

Com isso, muitos pequenos empresários começaram a achar que era impossível divulgar o seu negócio sem dedicar rios de dinheiro em marketing especializado e simplesmente desistiam de um projeto de expansão (ou não investiam e eram esmagados pela concorrência).

Com a internet e a aplicabilidade das estratégias de marketing nas novas ferramentas digitais, foi possível reduzir significativamente os custos com marketing e publicidade. Você acredita que apenas criando o perfil da sua empresa no Facebook você tem acesso a milhares de usuários que poderão curtir, comentar, compartilhar informações sobre a sua empresa para mais milhares usuários? Ao final do mês, mantendo um perfil ativo e consistente, você já conseguiu ser visto por um grande número de pessoas sem ter gasto nenhum centavo! E caso queira investir um pouco mais, você acredita que com um anúncio de apenas R$4,00 no Facebook você pode escolher quantas pessoas de uma determinada região, faixa etária ou interesses específicos verão seu anúncio? E olha que estamos apenas falando de um meio de divulgação: a rede social Facebook.

Não existe uma fórmula mágica. Para trazer o resultado desejado, é preciso bastante pesquisa, dedicação, disciplina e consistência. Abaixo, apresento seis dicas valiosas para um marketing digital eficiente e de baixo custo:

1) Conheça o seu público-alvo
Se uma empresa não conhece seus clientes, como poderá desenvolver melhores produtos e aperfeiçoar seus serviços? Entender as características daqueles que irão buscar o que a empresa oferece é fundamental para alinhar os produtos/serviços com a expectativa e a satisfação dos clientes e consumidores.

Saiba exatamente a quem seu produto/serviço é direcionado e invista em conhecer melhor os hábitos de consumo, estilo de vida e necessidades do seu público-alvo. Que grupo de pessoas eu quero atender? Seu produto se destina a homens ou mulheres? De qual região geográfica? Qual a faixa etária? Quais são os interesses dessas pessoas e quais lugares costumam frequentar? Quais são as dificuldades ou sonhos que essas pessoas têm em comum? Em quais redes sociais elas podem estar localizadas?

Vejamos um exemplo de definição de público-alvo de uma agência de viagens especializada em intercâmbios:

“Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.”

 Fazer uma divulgação adequada às pessoas certas ajudará não apenas a propagar melhor a mensagem da empresa, como permitirá ações com melhores custos.

Muitas empresas investem em pesquisas ou até mesmo compram estudos especializados caríssimos que fornecem essas informações sobre determinado público-alvo. No entanto, como inicialmente é dificil investir na compra dessas informações, você pode utilizar ferramentas gratuitas de geração e envio de formulários para suas pesquisas. O próprio Google tem uma plataforma bem intuitiva de criação de formulários de pesquisa e os resultados são gerados em uma planilha excel. Bem legal, né? Veja como funciona neste link (https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/).

2) Pesquise seus concorrentes
Saber o que os seus concorrentes estão fazendo é essencial. É preciso avaliar como eles trabalham, quais diferenciais oferecem e como isso pode impactar no seu negócio, além de informações sobre preço, prazos, atendimento, serviços e produtos ofertados. Com esse estudo, é possível que sua empresa identifique os pontos que funcionam e quais devem ser melhorados para que se destaque no mercado. É também bastante eficaz na identificação dos possíveis erros e falhas que sua empresa pode estar cometendo, corrigindo-os e tornando sua administração mais simples e eficiente.

Ao entender não apenas sua empresa mas como ela está inserida no mercado, é possível tornar-se mais competitivo e destacar-se, jogando justamente no erro alheio, mostrando assim para os clientes que possui um diferencial.

3) Produza conteúdo relevante para seus clientes
Produzir conteúdo relevante e realmente atrativo para seu cliente não é simplesmente escrever quão bons e milagrosos são seus produtos e serviços e o quanto representam exatamente o que ele procura. É extremamente importante entender quais são os problemas de seu cliente relacionados à área de atuação de sua empresa para que você possa gerar conteúdos que realmente o interesse.

A forma ideal de produzir esse conteúdo próprio é falar sobre temas que realmente atraiam a audiência por sua utilizade, sobre sua área de atuação e o que ela tem de oferecer de valor para os clientes, quais as principais novidades, quais são as práticas do mercado, dentre outras inúmeras possibilidades. Se você possui uma empresa relacionada à culinária, publique algumas receitas ou cuidados no modo de preparo e manuseio de alguns alimentos. Se você é personal trainer, poste formas inovadoras de exercícios ou dicas de alimentação saudável. Se é esteticista, que tal falar um pouco sobre cuidados com a pele? O mesmo para as cabeleireiras... que mulher não gostaria de receber dicas de como deixar os cabelos mais bonitos e hidratados? Ou saber quais são os produtos que você recomendaria para cada tipo de cabelo?

Quanto mais você escreve e fala com propriedade sobre os assuntos relacionados à sua área, mais autoridade você adquire no mercado. Logo, seus clientes estarão recorrendo a você para tirarem dúvidas sobre como solucionarem seus problemas e é aí que você terá uma chance real de oferecer seus produtos/serviços sem parecer forçado.

4) Comece logo!
A consolidação da audiência e da autoridade perante o Google e redes sociais costumam demorar um pouco para aparecer. Quanto antes você começar, melhor: mais cedo sua empresa aparecerá e colherá resultados.

Contudo, é bom ter o mínimo de conteúdo antes de começar  divulgar de maneira mais assertiva. No caso do Facebook, é importante ter um mínimo de três ou quatro postagens. Se você preferir começar com a divulgação de um site ou blog, a mesma regra: certifique-se de ter o mínimo estruturado antes da divulgação para seus clientes.

5) Escolha as plataformas  e redes sociais corretas

Além do site e um blog para divulgar seu conteúdo, um empreendedor não pode ignorar as redes sociais em seu negócio. As redes sociais são plataformas de comunicação interativa que constituem-se como uma das formas mais fáceis e práticas de entrar em contato com o seu público-alvo. 
É muito importante ter um mix de plataformas para produção, publicação e propagação de conteúdo. As mais utilizadas são Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Se o seu negócio for B2B, ou seja, caso você venda para outras empresas, é importante também utilizar o Linkedin.  Todas oferecem serviço gratuito para cadastramento e uso.

No entanto, é importante ressaltar que não adianta entrar em todas as redes sociais, colocar as informações e logos da empresa e deixar por isso mesmo. Crie perfis apenas em redes sociais que você possa manter o serviço atualizado e que possa fazer a manutenção diária. Por isso, é imprescindível que você...

6) Seja consistente
Não é preciso muito para investir em marketing digital, porém é preciso ter consistência e periodicidade nas suas publicações para que seus leitores/seguidores/ futuros clientes saibam com que frequencia receberão novos conteúdos, independente da plataforma escolhida. Sua empresa já estará bem acima da média se publicar um artigo por semana no blog, 2 posts por semana no Facebook e 1 foto ou vídeo por dia no Instagram. Não é difícil manter esse fluxo, certo?

Mas mais importante do que escrever muito é escrever com qualidade e direcionado para o seu público alvo. E não se esqueça da regra 80/20: 80% do seu conteúdo deve ser direcionado para educar o seu cliente, ou seja, para ensinar boas práticas, curiosidades ou simplesmente abordar temas específicos daquele segmento no qual atua. Os outros 20% devem ser direcionados para falar dos seus produtos e para quais problemas ele representa a solução.

Comece pequeno e vá crescendo, aprimorando seus conhecimentos e vendo o que funciona para o seu negócio e o que pode ser melhorado. Lembre-se que o início de qualquer grande jornada de sucesso é sempre dando o primeiro passo.

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